segunda-feira, 25 de julho de 2011
PROJETO ESCOLA ABERTA
Realizado nos finais de semana, o programa se dá pela oferta gratuita de oficinas para a comunidade escolar, do bairro e do entorno. São atividades nas áreas de cultura e arte - esporte, lazer e recreação, qualificação para o trabalho e geração de renda, além de formação educativa complementar. Os cursos são definidos pela comunidade com oficineiros da região. Pessoas com habilidades exigidas para ministrar as práticas.
Também integra na equipe (pea) um coordenador escolar e professor comunitário, referenciados pela gestão da escola, eles atuam na coordenação, organização do programa na escola,bem como o supervisor ,monitor designado pela sede da secretaria de estado de educação para o acompanhamento. Todos são voluntários.
O objetivo da Escola Vanil Stabilito, é levar cultura de paz e inclusão da comunidade no espaço escolar, criando oportunidade para crianças e adultos adquirirem conhecimento em outras áreas, como a prática de esporte, a cultura e a geração de renda para a comunidade.
Os cursos são realizados nos finais de semana, o programa se dá pela oferta gratuita de oficinas para a comunidade escolar, do bairro e do entorno.
São disponibilizadas aos moradores diversas opções em cursos; as oportunidades são para todas as idades, variando em cada unidade escolar. Os cursos são gratuitos e as opções podem ser:
Violão, música, teatro, pintura em tecido, em tela, capoeira, grafite, pintura em tela, culinária, artesanato em madeira, crochê, desenho, mosaico arranjo de flores, corte de costura, informática básica.
O Programa Escola Aberta Para a Cidadania, iniciou no Estado do Rio Grande do Sul, em 2003.
No ano de 2007 foi instituído como Política Pública do Governo do Estado, para a área da educação através da lei nº 12.865/2007 e regulamentado pelo decreto nº 45.464/2008.
Já conta 20 unidades de ensino da rede estadual e hoje chega a 60 escolas (Cuiabá, várzea grande e baixada cuiabana). surge como um instrumento de integração escola comunidade e é uma das ferramentas da educação para reduzir os índices de violências nas unidades escolares.
Para mais informações sobre como participar do programa podem ser obtida na escola com Profª. Midiã durante a semana ou sábado e domingo com Profs. Sueli e Edgard.
Rua: MANOEL JOSÉ DE
ARRUDA, QUADRA 16 Nº 10
Bairro: COHAB NOSSA SENHORA DA GUIA
VÁRZEA GRANDE-MT
Fone: 65 3686 8351
A ideia do Programa escola aberta, criada pelo Ministério da Educação, é tornar as escolas públicas de educação básica espaços alternativos para o desenvolvimento de atividades complementares às ações educacionais, nos fins de semana. E assim, contribuir com a melhoria da qualidade da educação para a construção de uma cultura de paz, reduzindo os índices de violência e aumentando as oportunidades de emprego aos jovens, sobretudo àqueles em situação de vulnerabilidade social.
Essa é uma parceria entre o Ministério de Educação, Unesco e Seduc/MT, que visa aproximar a comunidade da escola, reduzindo as ocorrências de violência nas instituições de ensino.
Fontes:
www.escolaaberta.com.br/ www.esab.edu.br/ www.escolaaberta.com.br/cursos. php
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário